quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Dram@s e com.flitos da adolescência digital

Se tem algo que me deixa animada é quando vejo um livro juvenil que foge da linha das histórias fantásticas (Harry Potter, Crônicas de Nárnia...), das crises de egos de jovens ricas americanas (Gossip Girl) ou afins. Nada contra essas diversões garantidas, mas acho que os jovens leitores tupiniquins merecem mais opções... e opções inteligentes!
Conheci mais de perto esta semana num café da manhã de lançamentos os três primeiros livros da série RUMOS NA REDE (Editora Moderna) voltada para leitores de 12 a 17 anos. Achei sensacional: pelo conteúdo, pela linguagem, pela proposta gráfica. RUMOS NA REDE chegou no momento em que vejo pais, professores, psicólogos às voltas com questões como ciberbullying, infoansiedade (vulgo: vício na internet), conflitos entre público e privado... Esses novos conflitos dos adolescentes da era virtual, além da enorme angústia que causam na “galera” que passa horas se relacionando pela web, estão cada vez mais causando sérios problemas nos ambientes escolar e doméstico.
Qual o projeto da série? Convidar autores brasileiros que também são blogueiros para escrever histórias fictícias de conflitos nada fictícios da era virtual e apresentar estas histórias num livro reformatado com cara de tela de computador – até com barra de rolagem de texto. Acredito (ou torço para!) que esta série vai levar muitos internautas a passar um tempo offline, fazendo uma viagem virtual pelos personagens das tramas, assim como pode se tornar uma nova ferramenta de mensagens instantâneas para pais e professores que se disponham a navegar e refletir junto nesta comunidade.
Enfim, vai aí a dica para quem tem aluno, amigo, filho, irmão... adolescente ou para quem simplesmente se interessa em conhecer uma boa idéia que está chegando no mercado da literatura juvenil.

Série RUMOS NA REDE (www.rumosnarede.com.br)
Primeiros títulos publicados:
Colapso dos Bibelôs – Índigo
A Menina da Árvore – Tati Bernardis
Presas na Teia – Rosana Hermann

Nenhum comentário: